Como limpar seu notebook ou LCD

Compramos um computador ou notebook e sempre nas primeiras semanas o que mais fazemos nele é limpa-lo, sem dúvida é isso o que acontece, você fica com os olhos atentos a qualquer novo sinal de poeira e prontamente já tem um pano por perto para se livrar dela. Com o passar das semanas isso se torna pouco frequente e a poeira se acumula com maior intensidade, ainda limpamos e passamos um pano vez ou outra, isso só pra dizer que fizemos o serviço. Depois de alguns meses olhamos pro nosso querido pc/notebook e ele parece um museu de tanta poeira que tem, não limpamos e quando olhamos a poeira temos apenas uma reação…

Meme foda-se

Limpando LCD (Tela de cristal liquido)

Não existe segredo para limpar monitores de LCD (Liquid Crystal Display), ou cristal líquido. Mas é importante tomar alguns cuidados simples ensinados por fabricantes para garantir a conservação do equipamento. A Philips, por exemplo, recomenda que não se use produtos à base de acetona, tolueno ou álcool para limpar a superfície da tela. Segundo a fabricante, estes produtos químicos causarão danos ao equipamento, como por exemplo, o desbotamento das cores. Detergentes e desinfetantes também estão expressamente proibidos.

O ideal para retirar marcas de dedo ou impressões digitais, de acordo com a assistência técnica HCL Eletrônica, autorizada da Sony e Panasonic, é usar um pedaço de algodão levemente umedecido com água e passá-lo suavemente na tela. Para limpar a poeira deve-se usar apenas um pano macio, como uma flanela. Jamais utilize objetos ásperos ou pontiagudos para remover sujeiras da superfície.

Outra dica importante da Philips é, caso espirre acidentalmente algum líquido na tela, limpe-a imediatamente. Não deixe secar porque o tempo de exposição a líquidos pode causar deformações na superfície. Os fabricantes também alertam para prestar atenção a mudanças bruscas de temperatura que podem causar estragos aos monitores. O ar pode condensar na tela e umedecê-la. Isso resulta em danos como manchas ou marcas, além de prejudicar componentes elétricos.

A limpeza é bem simples, basta seguir os seguintes passos:

1 – Desligue o aparelho, evite ao máximo limpá-lo com o mesmo ligado.

2 – Com um pincel retirar o excesso de poeira, pois a poeira servirá como lixa ao passar um pano.

3 – Escolha um pano que não solte fiapos bem macio, limpo e seco. Aplique-o com leveza na superfície LCD.

Atenção: Não use, de forma alguma, produtos abrasivos como álcool (nem isopropílico, você não está tirando pasta térmica de um processador), limpadores de vidro, ou qualquer outro produto de limpeza. Não se pode usar nenhum líquido que possa “escorrer”, nem água.

Existem no mercado kits especiais para limpar LCD, caso você opte usar algum se lembre de nunca aplicar o produto diretamente na tela. Aplique primeiramente no pano e depois passe na tela. Caso não conheça o produto opte por não comprar, pode acabar queimando a tela.

Limpando o notebook

Para fazer a limpeza adequada de seu notebook é essencial seguir as dicas sobre os itens de limpezas que devem ser utilizados, desde o pequeno pano até o aspirador de pó. Abaixo os preparativos:

1 – Antes de tudo desligue o notebook

2 – Retire a bateria para maior segurança

3 – Pano macio e que não solte de microfibra, cotonetes, lata de ar comprimido, pincel fino e um pouco de água

4 – Limpe a área externa do notebook com o pano macio, que não solte fiapos e levemente umedecido, sem fazer pressão pois a parte de trás da tela é muito sensível.

5 – Limpe as entradas de componentes e saída de ar com cotonete seco e pincel, evite usar o ar comprimido para que a poeira não se aloje dentro do notebook, um pequeno e fraco aspirador de pó pode ajudar.

6 – Limpe o teclado com um cotonete seco e pincel, é possível usar o ar comprimido para limpar entre as teclas. Evite água e se for retirar as manchas use um pincel umedecido, sem fazer força.

Abaixo o vídeo da equipe do Baixaki a respeito do assunto:

Fontes:

Baixaki

Guias Mercado Livre

 

2 thoughts on “Como limpar seu notebook ou LCD

    • Antes de tudo obrigado mesmo por comentar, isso nos ajuda a entender o que nossos leitores precisam. Estou muito feliz pela postagem ter lhe sido útil, coisas básicas facilitam nossas vidas. Obrigado pelo carinho e por acompanhar nosso blog, estaremos sempre que possível postando coisas novas e boas para vocês nossos grandes amigos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s