O respeito dentro do ônibus

Que tal sair do trabalho, pegar aquele ônibus lotado e viajar em pé, e pra completar alguém dentro do ônibus resolve tirar do bolso o seu celular equipado com uma incrível caixa de som e dar o play. Você já ‘feliz’ com o sufoco que passa ainda tem que escutar forçadamente, a música dos outros. Isso mostra que o respeito ao próximo já não existe mais nos dias de hoje, nem mesmo o bom dia, boa noite, com licença e outras formalidades como segurar a porta do elevador ou puxar a cadeira para a mulher sentar.

Os valores de hoje são completamente diferentes e fazem com que a sociedade acostume e acabe aceitando tais comportamentos, mas tem certas coisas que não são possíveis de aturar. Certa vez voltando do trabalho pra casa eu encarei uma situação dessas, e não faz muito tempo não, foi em dezembro agora. Entrei no ônibus e escolhi um lugar para sentar, encostei na janela quando escuto alguém colocando algo pra tocar em seu celular, no volume máximo, uma mulher que estava sentada em frente ao sujeito olhou para trás e com a maior educação disse:

– Senhor, você poderia abaixar um pouco o volume do seu celular?

– Não tenho fone de ouvido.

– Mas senhor isso está me incomodando.

– Eu não tenho fone, se lhe incomoda apenas tape as orelhas.

– Sabia que existe uma lei que proíbe esse tipo de coisas nos ônibus?

– Já te disse pra tapar os ouvidos se não quer escutar

Diante dessa situação o sangue me subiu e eu não poderia ficar alí apenas olhando e sendo mais um na multidão, e de fato também me incomodava o tal sonzinho do sujeito. Olhava em volta e as pessoas colocavam seus fones de ouvido apenas para não ouvirem o som do celular dele, até mesmo pessoas que chegavam depois tomavam essa atitude. Diante disso e da maneira a qual o sujeito tratou a mulher eu tomei atitude, levantei e fui em direção ao cobrador de ônibus, encostei na catraca e falei:

– Senhores passageiros, me perdoe atrapalhar a viagem de vocês (ninguém me deu atenção), eu não estou aqui para pedir nada ou vender nada (aí todos me deram atenção) e sim para lembrar que tem gente que está cansada por passar horas trabalhando e virando turno, ou por passarem horas estudando. Vim lembrar de que (eu sempre uso meu fone de ouvido e o mesmo pendurado na gola da camisa) a campanha do fone de ouvido continua (as pessoas me aplaudiram nesse momento, afinal de contas todos viram o que o tal sujeito fez) e ninguém é obrigado a ouvir a música dos outros. Sem querer desmoralizar ninguém, mas acho que o respeito que exigimos para nós… devemos para os outros. Desejo uma boa noite para todos e bom descanso.

Então desci do ônibus feliz por ter feito diferente e não ser mais um que aceita as coisas, e sim por ter passado as pessoas que podem sim exigir seus direitos e principalmente respeito. Depois desse dia eu nunca mais vi o tal sujeito naquela linha de ônibus no horário que volto do trabalho, certamente deve ter pensado um pouco no que fez e se tocou. Sei que música é bom e que as vezes precisamos dela pra espantar os males, mas devemos antes de tudo ter a moderação se estamos compartilhando um espaço com outras pessoas de diferentes gostos, idades e situações.

Música em ônibus poderá render multa em Porto Alegre

Segue abaixo uma matéria interessante a respeito do assunto da lei a respeito de música em ônibus.

http://noticias.terra.com.br/brasil/transito/noticias/0,,OI5530118-EI998,00-Musica+em+onibus+podera+render+multa+em+Porto+Alegre.html

Citações:

Portal Terra

Por: Marcelo Vainer

Deixe uma resposta

